Blog

O que é eSocial, o que fazer e qual o prazo para se adequar?

O eSocial é uma realidade e sua empresa está pronta para trabalhar com ele?

O eSocial foi criado em 2013 para organizar online as informações de prestações de serviços relativas aos empregados, como por exemplo: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e de Informações de Previdência Social (GFIP) e informações pedidas pela Receita Federal. Assim tudo fica armazenado em um ambiente digital do Governo Federal, facilitando a consulta e evitando burocracias demoradas.

A pedido das empresas, a Receita Federal esticou em um mês a primeira fase do programa e adiou a segunda etapa no mesmo prazo. Empresas que faturam menos que R$ 78 milhões ganharam mais tempo para enviarem os dados dos trabalhadores.

A primeira etapa, que terminaria em agosto, foi adiada para o fim de setembro. Nessa fase, as empresas se cadastram no sistema eSocial online e enviam tabelas. A segunda etapa, na qual os empregadores inserem os dados dos trabalhadores ocorreria neste mês, mas só começará em 10 de outubro.

Fique atento aos prazos, acesse o http://portal.esocial.gov.br e inicie o processo de cadastramento para não sofrer com multas ou consequências futuras.