Blog

Google anuncia o serviço de pagamentos Android Pay que vai concorrer com Samsung Pay no Brasil

Em parceria com a Visa a LG, Motorola e Sony também fazem parte do desenvolvimento dos serviços, sem custo extra para o lojista ou cliente.

Conforme prometido pelo Google, chegou ao Brasil nesta terça-feira dia 14/11 o Android Pay, uma carteira digital que usa o smartphone pra fazer pagamentos. O serviço permite realizar compras em lojas somente aproximando da maquininha de pagamentos o seu smartphone com suporte à tecnologia NFC (Near Field Comunication) e sistema operacional Android 4.4 Kit Kat ou superior.

Android Pay – Google pagamentos com carteira digital no smartphone

 

Junto com a novidade a companhia divulgou que nesta primeira etapa o funcionamento será possível em uma série de estabelecimentos comerciais como farmácias, redes de postos de gasolina, mercados e lojas de roupas revelando também os cartões e bancos compatíveis com o sistema.

Destacando que o serviço não implica em custos extras para o cliente ou comerciante, o Google afirma que a segurança da transação é garantida pois o lojista não tem acesso ao número do cartão do cliente e em cada compra é criado um único número criptografado para autorizar somente aquela transação.

O serviço também conta com API e ser usado para incluir a forma de pagamento e-commerce em lojas online com a função de pagamento feita pelo próprio aplicativo.

O Android Pay permite cadastrar mais de um cartão de crédito e débito, assim como cartões de fidelidade e programa de milhas. Se o aparelho celular for perdido ou roubado é possível bloquear o Android Pay pela internet.

O aplicativo Android Pay está disponível para download na Play Store mas neste primeiro momento apenas cartões da bandeira Visa serão suportados. Nesta etapa só serão aceitos cadastros de cartões do Banco do Brasil, Caixa e Banco Neon e alguns cartões Porto Seguro e Brasil Prepagos. Clientes Bradesco e Itaú e donos de cartões Mastercard e ELO estão fora desta primeira fase e ainda sem confirmação de quando poderão se cadastrar para usar a carteira digital.

Pagar com Android Pay do Google é só aproximar o smartphone da maquininha de cartão

 

Lançado em 2015 pelo Google a tecnologia chega ao país concorrendo com o Samsung Pay que está disponível no Brasil desde 2016. A Samsung para não ficar para trás, também anunciou nesta semana o ingresso dos cartões Bradesco no serviço Samsung Pay, que por enquanto está disponível no Android Pay. Na notícia a Samsung destaca o seu programa de pontos da Samsung Pay para que o consumidor receba brindes como powerbanks e capas de smartphone.

Enquanto Samsung e Google apostam no Brasil a Apple que lançou em 2014 o Apple Pay, com funcionamento semelhante aos concorrentes, ainda não demonstra interesse em trazer o seu sistema de carteira digital ao país.

Lojista, aceitar o Android Pay requer configurações e hardware específicos. Procure o seu fornecedor especializado em tecnologias de automação comercial como a loja Mundo Automação ou verifique neste link se seu equipamento segue as diretrizes necessárias para habilitar o estabelecimento para receber pagamentos via Android Pay do Google.